Notícias em Destaque:

Saúde

Rede Mater Dei de Saúde e OSID firmam parceria  para estágio de técnicos de enfermagem
Postado em: 24 Novembro 2021

Rede Mater Dei de Saúde e OSID firmam parceria para estágio de técnicos de enfermagem

Da Redação 

Com princípios comuns de assistência humanizada e atenção integral ao paciente, a Rede Mater Dei de Saúde e as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) firmaram parceria para estágio de formação de alunos de cursos de técnico de enfermagem, que serão selecionados para trabalhar no novo Hospital Mater Dei Salvador. Ao todo, 112 alunos de escolas técnicas de Salvador participam de estágio supervisionado no Hospital Santo Antônio (HSA), referência na Bahia e no Brasil como hospital de ensino na área da Saúde.

 

O estágio iniciou no dia 5 de outubro e vai até 31 de dezembro. A rotina semanal dos alunos inclui quatro dias de aulas práticas no Hospital Santo Antônio e um dia de aula teórica no Centro de Treinamento do Hospital Mater Dei Salvador, onde eles farão uma imersão na história da Rede Mater de Saúde, além de conhecer os valores e protocolos da instituição. O Centro de Treinamento que conta com salas de aula, auditórios, mini hospital e laboratório de simulação realística, estrutura inédita em hospitais de Salvador, permite a realização de treinamentos e simulações de todos os protocolos e processos assistenciais que os estagiários executarão no dia a dia da prática assistencial.

 

Durante o período de formação, os estagiários vivenciam a prática assistencial dos técnicos de enfermagem, que abrange procedimentos como a realização de curativos, administração de medicações, aferição de pressão sanguínea, coleta de sangue e controle dos sinais vitais dos pacientes, nas diversas unidades do Hospital Santo Antônio, como Clínica Médica, Geriatria, Centro Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva, Oncologia, dentre outros setores.

 

O estágio prático no Hospital Santo Antônio está sendo supervisionado por 20 enfermeiros que já foram contratados para integrar o corpo clínico do Hospital Mater Dei Salvador e que também passaram por um treinamento sobre a cultura e as diretrizes assistenciais da Rede Mater Dei.

 

Segundo o presidente da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Salvador, é uma prática da instituição atuar na formação de seus colaboradores de diversos setores, com o objetivo de garantir um atendimento de excelência para os seus pacientes. Ele destaca que a parceria com a OSID foi firmada em função de ambas as instituições comungarem dos mesmos princípios e práticas assistenciais, além de ser uma das instituições filantrópicas de saúde mais respeitadas do Brasil. 

 

"Como a OSID tem os valores muito parecidos com os da Rede Dei de Saúde em relação ao atendimento humanizado e cuidados com os pacientes, entendemos que essa parceria vai agregar bastante na formação do colaborador do Hospital Mater Dei Salvador. A expectativa é de que consigamos formar os técnicos de enfermagem aptos para assumirem como profissionais formados e conscientes desses valores", afirma.

 

Salvador destaca que a parceria com a OSID e as escolas de técnicos de enfermagem Escola Irmã Dulce, Escola Maria Pastor e INSSJT Fortes Formação Técnica representa uma importante oportunidade de inserção de novos profissionais no mercado de trabalho e a possibilidade da conquista do primeiro emprego sem experiência. Os 112 estagiários dessas instituições são os primeiros de um programa contínuo de formação do Hospital Mater Dei Salvador, que abrirá em breve novas oportunidades.

 

Como contrapartida da parceria, a Rede Mater Dei de Saúde está desenvolvendo um trabalho de consultoria para que a OSID estabeleça estratégias e ações com o objetivo de consolidar protocolos da instituição na obtenção de uma certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

 

Troca de experiências entre instituições

 

O estágio dos técnicos de enfermagem no Hospital Santo Antônio é gerenciado pelo Núcleo de Desenvolvimento Profissional (NDP), da OSID. A instituição fundada por Santa Dulce dos Pobres possui mais de 30 anos de atuação em planejamento e implementação de ações de capacitação e desenvolvimento de profissionais de enfermagem.

 

Segundo a coordenadora do NDP, a enfermeira Vanessa Conceição, a OSID possui larga experiência com parcerias de estágios entre universidades e cursos técnicos, mas é a primeira vez que a instituição firma uma parceria direta com outro hospital na intermediação do estágio, dando suporte de supervisão, treinamento e participando do processo.

 

 

"Esse novo formato de parceria é muito positivo, pois há um compartilhamento de saberes, de experiências e soma-se sempre. Ambas as partes sempre ganham porque são forças imponentes no mercado. A Rede Mater Dei vem com a experiência de Minas Gerais, e nós temos a experiência da Bahia, que, unidas, vão agregar muito em busca de um melhor atendimento ao paciente. Importante dizer que a preocupação com a formação dos profissionais para que saiam habilitados para atender pessoas é de ambas as instituições. A preocupação é cuidar de vidas", afirma. 

Foto: Divulgação