Notícias em Destaque:

Cultura

Produção Musical baiana ganha destaque internacional com realização do Afropunk Bahia
Postado em: 24 Novembro 2021

Produção Musical baiana ganha destaque internacional com realização do Afropunk Bahia

Da Redação 

O Afropunk é um dos maiores festivais de cultura negra no mundo e esse ano ganha sua primeira edição brasileira, o Afropunk Bahia. O evento acontece dia 27 de novembro, no Centro de Convenções de Salvador e também será transmitido ao vivo nos canais do festival, como em vários pontos parceiros espalhados pelas capitais brasileiras.

 

A programação musical do festival já foi divulgada e conta com grandes nomes da música negra brasileira dividindo o palco, como o rapper Mano Brown e Duquesa, Tássia Reis e Ilê Aiyê, Luedji Luna e o Duo Yoún, Malia e Margareth Menezes, além de Urias com Vírus.

 

Sabe o que esses shows têm em comum? Todos são fruto da produção musical do artista baiano Enio Nogueira, responsável por trazer unidade aos feats únicos que o festival propõe e que assina a direção musical do evento. "Nossa intenção é exaltar o encontro e toda a diversidade de ritmos, de vivências, de saberes e assim criar uma experiência única para quem se permite sentir o elo sensorial da Cultura Afro Contemporânea" afirma Enio.

 

Enio, que assume programações (DJ), guitarra e vocais, acompanha as atrações do Afropunk Bahia e ainda conta com o auxílio de artistas de peso como Gabi Guedes e Alana Gabriela nas percussões, Tedy Santana na bateria, Fabrício Mota no baixo e vocais, Jaguar Andrade na guitarra, Marcelo Galter no teclados, Gleison Coelho e Normando Mendes nos sopros.

 

Para o diretor musical, a chegada do AfroPunk em Salvador "se faz um instrumento necessário para potencializar um ecossistema rico e plural da cultura Negra, criando elos artísticos e trazendo visibilidade para a maior capital Negra fora do continente Africano" .

 

Artista atuante no cenário contemporâneo, Enio coleciona experiências exitosas na música baiana que conquista o Brasil. Entre elas se destacam a produção musical do show da artista Larissa Luz (guitarra e beats), direção musical da turnê TRETA da cantora Marcia Castro (guitarra e beats), produção e direção musical do projeto AYABASS ( encontro das cantoras Luedji Luna , Xênia França e Larissa Luz) , além de acompanhar projetos musicais como a banda Ifá  Afrobeat (Guitarrista) e do pianista Zé Manoel. É também responsável pela criação e curadoria do Festival Novíssimos Labs.

 

Produtor musical e também artista, Enio possui dois trabalhos autorais lançados e se prepara para lançar um novo álbum em 2022, que inaugura nova fase na sua trajetória musical. "Quando lancei o álbum Axé em 2014, disse em uma entrevista que 'axé' tem o sentido de força, de fazer o bem, de felicidade. E continuo acreditando que plantar o bem e colher felicidade é essencial para seguirmos em sintonia de fé e juntos nessa caminhada de respeito mútuo. Axé". Vale a pena acompanhar o artista para ficar por dentro das novidades.

Foto: Caio Lirio